sábado, 26 de novembro de 2011

Divagação sobre religião e política. Um resumo do pensamento formado a partir de discussões filosóficas e sociológicas.

Intolerância, essa é a palavra. Hoje vivemos em uma guerra não armada (por ora) de religiões brigando entre si e contra os descrentes, é triste ver como as pessoas podem deixar preceitos básicos, como o respeito, para se alienarem sabendo apenas reproduzir discursos prontos, que não fazem o menor sentido. Como posso ser uma pessoa boa, dizendo que só deus pode julgar meu próximo mas discrimino SERES HUMANOS por cor, orientação sexual, crença, cultura e etc.. A mais perfeita de todas as religiões se chama RESPEITO, entretanto esta possui muitos poucos seguidores. Não consigo entender como pode ser melhor levantar uma bandeira e dizer que seu deus é maior, do que aceitar que cada um acredita na mesma coisa, apenas de formas diferentes, até mesmo os ateus, de certa forma eles acreditam em si mesmos. O importante é se sentir bem, a liberdade de um ser humano depende da liberdade de todos.
Não sou ateu, tive formação católica, e hoje, acredito sim em um deus mas este só pode realizar por mim um milagre, que é o da vida. Seria muita maldade eu acreditar na manifestação de deus ao longo da minha vida, pois porquê se manifestar na vida de um jovem de classe média com uma ótima família, bem estruturada, enquanto milhares de pessoas estão sofrendo por algo que elas nem sabem o que. Fico intrigado quando me deparo com frases do tipo "Religião não salva quem salva é Jesus." Só tem um probleminha ai, só acreditam em Jesus as religiões cristãs (catolicismo, protestantismo...) isso pressupõe que Indus, Muçulmanos, entre outros estão todos condenados por não creem em Jesus Cristo. Não acho isso muito justo.
E é preocupante como essas pessoas com pensamento fechado, intolerante e alienado cada vez mais estão se envolvendo no cenário politico brasileiro, e como esses vem tomando espaço e promovendo a desigualdade, como por exemplo ensino religioso obrigatório em escolas públicas, isenção de impostos sobre igrejas, templos e etc.. Certo que a religião é a fonte de alegria e felicidade para muitas pessoas, entretanto para outras a fonte de felicidade é uma cerveja gelada em um bar no fim do expediente, ou um show de rock, ou boates. Seria justo então que esses estabelecimentos fossem isentos de impostos também, afinal é dever do estado promover igualdade.
Minha conclusão sobre isso é que não importa quem somos, em que acreditamos, como levamos nossas vidas, ou quem amamos, mas sim o que somos: Seres Humanos. Iguais, nenhum melhor nem pior que o outro, apenas humanos. O difícil é saber que o respeito mutuo da raça humana é impossível de ser alcançado enquanto houver intolerância, e mais difícil é saber que esta não vai sumir de uma hora pra outra.


Camilo Schimith Cosendey

9 comentários:

  1. Nossa, falou tudo. UAEHAUEH Todos deveriam ler esse texto..

    ResponderExcluir
  2. Bom Camilo, eu concordo em partes... Acho sim que todos deveriam respeitar os seres humanos, independente de raça, cor, credo, situação econômica, sexualidade, etc. Mas descordo sobre o que você disse referente a Deus.
    Deus age sim na vida de todos nós. Até mesmo na sua que é um menino de classe média-alta (mesmo que você não ache, você é sim), um menino bem nascido, feliz, saudável... Mas pense comigo: Se não fosse Deus, você não teria isso tudo. Enquanto você tem, muitas pessoas passam fome, e você acha que Deus não vê isso? Ele vê sim. Para tudo há uma explicação que só Ele sabe. Ele tem a resposta para umas pessoas viverem com MAIS e outras com MENOS. Quem somos nós para julgar? Meu pai trabalha no Banco do Brasil, ele é um filho da puta que só fez minha família sofrer. Quando morávamos com ele, ainda tínhamos alguma regalia porque ele queria manter a aparência de bancário. Mas quando ele traiu e se separou da minha mãe. Nossa vida acabou, só não passei fome porque minha mãe se humilhava para que vendessem comida pra gente. Ele deixou uma divida de mais de 5 mil nas costas da minha mãe. Ele é alcoolotra e achamos que ele possa usar drogas, mas não temos certeza. Eu e meu irmão éramos revoltados com Deus, mas minha mãe sempre acreditou e agradeceu a Deus, pois apesar de não termos dinheiro, mal ou bem, tinhamos arroz e salsicha para comer em casa. Passou um tempo eu e meu irmão entramos na faculdade, sem ter q pagar, pq se tivesse não teriamos condições. Não tinhamos dinheiro p lanchar na faculdade. Meu irmão estudou e virou monitor, começamos a ter um pouco mais. Meu pai pediu diminuição da nossa pensão pq fez mais um filho. Eu tive q vir pra macáe nesse ano. Tá aparecendo dinheiro pra eu viver aqui, pq na verdade eu não teria condições, e Deus que tá proporcionando isso. Agora meu irmão está doente. Quando achamos q nossa vida iria melhorar, acontece isso. É a pior fase da minha vida, apesar de todas que eu já vivi. Minha mãe quase morreu ano passado, só não morreu porque Deus não quis e me deu força pra que cuidasse dela. Hj em dia ela está bem, mas meu irmão não está. E a única coisa que temos a fazer é pedir a Deus que os médicos encontrem o problema, que ele tenha tratamento e cura. Meu irmão é minha vida. Ele é parte de mim, somos gêmeos, metades. Deus tá me ajudando a ser forte e aguentar assistir isso de longe. E Deus vai curar meu irmão. Eu tenho fé nisso. Se não fosse ele ficar influenciando o percurso da minha vida, eu não estaria aqui. Ao mesmo tempo que ele tira coisas da gente, ele nos dá força pra nos levantar. Se eu não acreditasse nele, já teria me suicidado, porque já pensei nisso, não vou mentir. Mas o amor pela minha família me fez desistir, porque para mim o sofrimento ia acabar e para eles só aumentaria. Concluindo, a única coisa que posso te dizer é que você ponha mão na consciência e reflita sobre o que acontece na sua vida. Se você tem uma vida tranquila é porque Deus te proporciona, se a minha vida é conturbada, é porque Deus faz que seja assim para que eu lute e tente reverter isso. Só Ele sabe porque a sua vida tem q ser tranquila e a minha não. Quem sou eu pra descordar...

    ResponderExcluir
  3. Paula, seu pai tentou acabar com vc, tirando tudo o q vc tinha ou pelo menos oq vc achava q tinha. Pq a vontade de vencer q vc tem, é maior q tudo. Tudo o q vem fácil, vai fácil tbm. Há pessoas que não acreditam em Deus, eu respeito. Mais nós acreditamos, pq sentimos a presença dele. E é ele que nos conforta em diversos momentos. Enfim, cada um é livre pra escolher o q ou não acreditar e seguir... Eu concordo com o Camilo em alguns aspecto e discordo em outros!

    ResponderExcluir
  4. É verdade Ruty. Mas o que é do meu pai tá guardado. Eu creio em Deus e que meu pai ainda vai pagar pelo que fez e faz com a gente.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho essas coisas bastante relativas. Eu tenho fé em Deus sim, mas sou tranquila em relação a isso. Eu concordo com quase tudo que o Camilo disse, o importante é se sentir bem. Não acho legal quem acredita julgar quem não acredita e vice-versa. Mas, assunto religião sempre será polêmico.. Não tem como!

    ResponderExcluir
  6. A questão não é julgar Caiane.
    Só que não é porque ele escreveu que temos que concordar. Não é porque convivo com pessoas que duvidam que Deus aja em suas vidas que devo concordar com elas. Ninguém aqui tá desrespeitando ninguém. Só está descordando e mostrando o ponto de vista individual.

    ResponderExcluir